Curso de Capacitação  

Agro 4.0: uso de imagens de satélites no manejo da irrigação

​“Domine as ferramentas do Agro 4.0 e faça a diferença na área de irrigação”​

  • Sobre a capacitação: Esta capacitação o habilitará para usar corretamente as principais ferramentas e tecnologias do Agro 4.0 que estão sendo aplicadas para o manejo e monitoramento de grandes áreas irrigadas nas principais fazendas brasileiras e mundiais. Especificamente, você aprenderá a tomar decisões com base nas melhores informações e consequentemente, melhorar a eficiência do uso da água, energia elétrica e fertilizantes, levando a um aumento de rentabilidade da propriedade agrícola. Dominando essas ferramentas.

  • Público-Alvo: O público-alvo para esse curso de capacitação são estudantes de todos os níveis do IF Goiano, isto é: técnico, graduação, mestrado e doutorado.

  • Pré-requisitos

    1. Ter cursado as disciplinas de (i) irrigação ou (ii) irrigação e drenagem ou (iii) hidráulica, irrigação e drenagem ou disciplina equivalente (é a disciplina com conteúdo equivalente ao no mínimo 75% das disciplinas citada).

A referida disciplina poderá ter sido cursado em qualquer um dos níveis mencionados (técnico, graduação, mestrado e doutorado).​​

2. Estar matriculado como aluno no IF Goiano (qualquer campus).

3. Ter acesso ao Moodle (onde serão disponibilizados os materiais e informações do curso).

4. Desejável (NÃO OBRIGATÓRIO) ter noção sobre processamento de imagens de satélites em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG).

  • Período de inscrição: O período de inscrição será de 8h do dia 23/06/2021 às 23h59 do dia 09/07/2021, ininterruptamente.

  • Quantidade de vagas: Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 10 vagas para o nível técnico, 10 para o nível de graduação, 5 para o nível de mestrado e 5 para o nível de doutorado.

  • Certificado: 40 horas.

  • Local: aulas ao vivo no Google Meet das 18h30 às 21h30 (terças, quartas e quintas-feiras).

  • Início do curso: 13/07/2021.

  • Término do curso: 29/07/2021.

EQUIPE TÉCNICA

1.png

Professor: Luan Peroni Venancio
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche no Daugherty Water for Food Global Institute at the University of Nebraska (DWFI/UNL), nos Estados Unidos. Atualmente é pesquisador líder técnico da linha de pesquisa Manejo de Altas Produtividades no Centro de Excelência em Agro Exponencial (CEAGRE), em Rio Verde, GO.

Saiba mais em: http://lattes.cnpq.br/4631461292072892

Lucas.jpg

Monitor 1: Lucas Soares da Silva Aires
Engenheiro Ambiental e Mestrando em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campus Rio Verde. Atualmente é Servidor Público (Analista Ambiental) da Prefeitura de Serranópolis-GO.
Saiba mais em:
http://lattes.cnpq.br/3836685629545187

Monitor 2: Fernando Rodrigues Cabral Filho
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campus Rio Verde. Atualmente é docente do curso de Agronomia da Faculdade UniBRAS Rio Verde e instrutor do SENAR Goiás.
Saiba mais em:
http://lattes.cnpq.br/3207613873571823