Abertura do 4° Ceagre Agro Experience é marcada pela inauguração da primeira Central de Monitoramento Multiprodutos do Estado de Goiás
- CEAGRE
- 28 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jun.
O evento é realizado de 20 a 22 de maio de 2025, na sede do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, em Rio Verde (GO).

Parceiros do centro e do ecossistema de inovação do IF Goiano reunidos para a solenidade de abertura do 4° Ceagre Agro Experience.
O 4° Ceagre Agro Experience começou na manhã desta terça-feira, 20 de maio. A sede do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial recebeu um grande público para a sua solenidade de abertura, com a participação de autoridades governamentais, pesquisadores, produtores rurais e gestores do agronegócio. Em sua quarta edição, o evento consolida-se como um dos principais palcos de Goiás para o debate da ciência e da tecnologia na agricultura, conectando a iniciativa privada com a governamental.
A programação do evento traz palestras, mesas redondas, exposições de startups e apresentações de trabalhos científicos em três categorias diferentes. O cronograma inicial do 4° Ceagre Agro Experience foi dedicado a valorizar as instituições e os parceiros do centro, com falas de representantes desse ecossistema que inclui o IF Goiano, a Prefeitura de Rio Verde, o Governo de Goiás, a FAPEG e a FUNAPE. Em seus destaques, os diretores abordaram as atuações das suas respectivas entidades, falando sobre os investimentos e os esforços feitos para o desenvolvimento tecnológico do agro.
Para celebrar a continuidade dessas parcerias, o CEAGRE realizou a sua tradicional cerimônia de homenagens, com a entrega de placas para profissionais que fazem parte da sua história. Entre os homenageados desta edição estavam o Dr. Wellington Carrijo, prefeito de Rio Verde, e o Dr. Paulo do Vale, secretário de Governo do município. Em suas falas, os gestores reforçaram a importância da parceria da Prefeitura de Rio Verde com o IF Goiano e o CEAGRE.

Prof. Leandro Rodrigues, diretor Científico do CEAGRE, apresenta a Central de Monitoramento Multiprodutos para o público.
A Central de Monitoramento Multiprodutos, um dos frutos deste trabalho coletivo, foi inaugurada no encerramento da programação desta manhã. O espaço inédito no Estado de Goiás possui um telão de 4m de largura, gerenciado por um computador de ponta que permite a configuração de diferentes tipos de visualização nas suas multitelas. A central será usada para ampliar as ações de projetos consolidados do CEAGRE, como o Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste do Estado de Goiás (SIAG), desenvolvido juntamente com o Cempa-Cerrado, IF Goiano, Inpe e a SEMMA.
Graças ao ambiente, o SIAG vai ser capaz de oferecer mais informações sobre o clima do campo e da cidade, garantindo dados acessíveis e de qualidade para orientar os produtores rurais e a população em geral. A Central de Monitoramento Multiprodutos também será usada em outros projetos, como o Goiás Verde, que está em desenvolvimento com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o IF Goiano - Campus Rio Verde.
A iniciativa está colhendo dados sobre o sequestro de carbono no solo de regiões do município de Rio Verde. Essas informações serão usadas para a estruturação de um mercado viável de créditos de carbono para Goiás, oferecendo aos produtores rurais o incentivo para a produção sustentável de alimentos.

O Dr. Beni Lew destaca os avanços científicos e tecnológicos de Israel para a agricultura e agropecuária durante a palestra de abertura do evento.
O prof. Beni Lew, pesquisador e docente renomado da Universidade Ariel em Israel, ministrou a palestra de abertura do 4° Ceagre Agro Experience. Em sua fala, o palestrante apresentou ao público do evento as inovações científicas e as tecnologias desenvolvidas pelo seu país para contornar os desafios da região para a agricultura. No decorrer da palestra, ele explica sobre os avanços de Israel no uso de automação no campo, com demonstrações de processos de colheita mecanizados e explicações sobre os seus sistemas de irrigação automáticos.
O pesquisador também destaca os investimentos governamentais feitos pelo seu país para fortalecer o agronegócio com ciência e sustentabilidade, visando a produção de alimentos saudáveis em larga escala. Em sua fala, o prof. Beni também destaca a preocupação de Israel em melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais e dos profissionais do campo. Graças a esses avanços tecnológicos, ele explica, a população que atua no agronegócio consegue reduzir a sua carga de trabalho, direcionando o seu tempo para o lazer e a educação.
Comments