top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

CEAGRE divulga edital para formação de Banco de Talentos.

Atualizado: 11 de set. de 2023

O processo seletivo para cadastro reserva é destinado para pesquisadores em diferentes níveis de formação com interesse em integrar as linhas científicas do centro.

Além do edital, a FUNAPE é uma grande aliada do centro e do IF Goiano, viabilizando bolsas de pesquisadores e a aquisição de serviços essenciais para a pesquisa goiana.


O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) anuncia o edital para formação de Banco de Talentos (Cadastro Reserva). A iniciativa visa a monitoração e captação de pesquisadores promissores da região, e de outros estados, para integrarem as equipes científicas do CEAGRE que são responsáveis pelo o desenvolvimento de projetos e produtos tecnológicos para o agro. O edital é divido em três categorias: discentes, docentes vinculados a instituições de ensino e pesquisadores sem vínculo empregatício. O período de inscrições é de 10/01/2023 a 09/01/2024, com a possibilidade de prorrogação.


O cadastramento no edital garante que o pesquisador, mediante a demanda do centro, tenha o seu currículo acadêmico/profissional avaliado pela comissão diretiva do CEAGRE. Porém, a concessão de bolsa dependerá da aprovação neste processo avaliativo. Uma vez selecionado, o pesquisador poderá integrar uma equipe científica e será inserido em uma jornada de formação continuada em um ambiente de inovação na capital do agronegócio, a cidade de Rio Verde (GO).

O centro desempenha um papel importante para o crescimento do agro por meio de tecnologias e inovações, atuando por meio de cinco linhas de pesquisa que se conectam com as demandas mais recentes de empresas e produtores rurais:


1) Análises e Plataformas Digitais Unificadas: desenvolvimento de aplicativos e programas, visando o aumento da produtividade em diferentes cenários do agro por meio destes sistema;


2) Automação e Mecanização: projetos que objetivam automatizar as diversas situações do campo, desenvolvendo tecnologias que utilizam de inteligência artificial, internet das coisas, mecatrônica, eletroeletrônica e sistemas integrados de dados;


3) Macrogestão de Dados: desenvolvimento de aplicativos e sistemas de captação/gestão de dados provenientes do agro, que buscam a melhoria dos processos de comercialização, de transporte, gestão e a facilitação de parcerias governamentais e privadas entre empresas, produtores e pesquisadores;


4) Manejo de Altas Produtividades: projetos relacionados ao aprimoramento das técnicas e manejos que são aplicados em um cultivo, abrangendo os diferentes campos da agricultura como: irrigação, plantio, controle de pragas, bioinsumos, colheita, monitoramento climático e etc;


5) Metabolismo de Plantas e Agricultura Vertical: desenvolve pesquisas aplicadas nas áreas de: fisiologia vegetal, cultura de tecidos vegetais, produtividade de plantas, sistemas de agricultura vertical, sistemas de iluminação e entre outras técnicas e produtos tecnológicos para cultivos indoors.


Os pesquisadores selecionados para integrarem as equipes científicas do CEAGRE também poderão participar de outras atividades, como projetos de extensão e a organização de eventos que visam a difusão da tecnologia e do agro para toda a sociedade. O networking que o centro proporciona aos seus bolsistas é outro fator de destaque, pois viabiliza a proximidade de suas equipes com empresas do agronegócio, universidades de renome nacional e instituições de fomento à pesquisa.


Para acessar mais informações e participar do edital, clique aqui. Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com o CEAGRE por meio do e-mail: ceagre@ifgoiano.edu.br.



Comments


bottom of page