top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

CEAGRE e Prefeitura de Rio Verde realizam a 1ª edição do Curso Básico de Pilotagem de Drones

A capacitação integra o portfólio do programa Qualifca Rio Verde, que é referência nacional na oferta de formações profissionais de curta e média duração a nível municipal.

O prof. Daniel N.C Nuñez na última aula do curso, orientando o participante no manuseio do drone ao redor da sede do CEAGRE.


O CEAGRE em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, concluiu a primeira turma do Curso Básico de Pilotagem de Drones, uma formação de 20h ofertada por meio do programa Qualifica Rio Verde, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que é coordenada pelo secretário Denimarcio Borges. 


O curso foi ministrado pelo prof. Daniel Noe Coaguila Nuñez, pesquisador do CEAGRE e docente do IF Goiano - Campus Rio Verde. Doutor e especialista no manuseio de drones na agro, Daniel explica que a formação teve o objetivo de capacitar profissionais de diferentes áreas, inseridos na agricultura, audiovisual, entretenimento e segurança. De acordo com o professor, o curso reúne uma base teórica multidisciplinar e uma prática imersiva, com simulações e voos de treinamento, encenando cenários do cotidiano na pilotagem de drones rural e urbana.


O curso integrou a prática com simulações em ambientes agrícolas e voos urbanos, demonstrando a amplitude de funções dos drones.


No âmbito teórico, a formação abordou a história desta tecnologia e a sua evolução, detalhando o processo de legislação da ferramenta e as suas regulamentações vigentes, determinadas em conjunto pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), Ministério da Defesa e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O curso também proporcionou uma fundamentação sobre a manutenção dos drones, detalhando os cuidados necessários para preservação de seus componentes, como hélices, câmera, pernas de apoio e etc. 


A coordenadora de Integração do CEAGRE, profa. Patrícia Gouvêa, é uma das idealizadoras do projeto. Em fala, ela destaca que a primeira edição do curso foi um sucesso, e que novas turmas surgirão nos próximos meses, atendendo a todos os participantes que fizeram a sua pré-inscrição no primeiro semestre. De acordo com a gestora, o curso teve uma grande procura da população local, somando mais de 150 pré-inscritos. A coordenação de Integração e a Prefeitura de Rio Verde buscam ampliar a oferta da formação, e estudam a implementação de novos cursos voltados para o agro e outros mercados essenciais para a sociedade. 


Clique aqui e baixe o material fotográfico da primeira turma do Curso Básico de Pilotagem de Drones. 


Ícaro Lunas, jornalista do CEAGRE.


Comments


bottom of page