top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

CEAGRE e Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde estimulam o uso de tecnologias no ensino.

Atualizado: 11 de set. de 2023

Oficina do CEAGRE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde (SME) promove a reflexão sobre o papel docente no ambiente digital e as possibilidades de produção de metodologias inovadoras com videoaulas.

Head de Integração do CEAGRE participa da abertura da oficina, reforçando a missão do centro em promover momentos de capacitação docente.


A ação ocorreu nos dias 25/04 e 26/04, com participação do professor Justino do IF Goiano Campus Cristalina, a convite da Head de Integração do CEAGRE, Josiane Lopes Medeiros e da sua Assessora Pedagógica, Daiane Alves. O docente é graduado em História e Pedagogia, mestre (UFU) e doutor (UNB) em Educação, e também desenvolve um trabalho ativo no Youtube com o seu canal "Prof. Justino", trazendo vídeos que abordam temáticas pertinentes a educação, formação de professores e especialmente em inovações nos ambientes educacionais, para um público de 13,5 mil inscritos e 335.623 mil visualizações.


É nesta linha, pontuando a importância de se trazer táticas inovadoras para a sala de aula, que ele inicia a sua fala, adentrando num diálogo sobre a "Didática Virtual". Justino traça paralelos com o ensino presencial, ressaltando motivos para a adoção de estratégias que estimulem a proximidade com o discente, corroborando para um ambiente onde os alunos se sintam cativados a consumir o conteúdo por meio do professor produtor.

Docente no IF Goiano Campus Cristalina, prof. Justino traz reflexões sobre o papel docente e os fatores presentes em uma Didática Virtual.


Ao apresentar as possibilidades das videoaulas, o pesquisador relata a sua experiência atuando em espaços virtuais, e mostra ao público formado por professores da rede municipal de educação de Rio Verde, quais caminhos podem ser seguidos para criarem materiais audiovisuais e as suas diversas aplicações na educação. Os exemplos dados durante a sua fala dão enfoque na interação, na identificação e na afetividade para o sucesso da didática virtual, trazendo referências a debates expostos por Paulo Freire na relação docente e discente.


Mais do que propor a reflexão do tema, a oficina do prof. Justino traz em detalhes o processo de produção de uma vídeo-aula, ensinando questões pertinentes ao planejamento de produção (pré-produção, definição de objetivos, roteiro), a equipamentos, as estratégias para gravação e o processo de edição dos materiais na pós-produção.


Caso queira saber mais sobre essa ação, acesse o link abaixo e confira os dois dias de oficina no canal do Departamento de Formação, Avaliação e Pesquisa (DEFAP).


40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page