Oficina do CEAGRE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde (SME) promove a reflexão sobre o papel docente no ambiente digital e as possibilidades de produção de metodologias inovadoras com videoaulas.
Head de Integração do CEAGRE participa da abertura da oficina, reforçando a missão do centro em promover momentos de capacitação docente.
A ação ocorreu nos dias 25/04 e 26/04, com participação do professor Justino do IF Goiano Campus Cristalina, a convite da Head de Integração do CEAGRE, Josiane Lopes Medeiros e da sua Assessora Pedagógica, Daiane Alves. O docente é graduado em História e Pedagogia, mestre (UFU) e doutor (UNB) em Educação, e também desenvolve um trabalho ativo no Youtube com o seu canal "Prof. Justino", trazendo vídeos que abordam temáticas pertinentes a educação, formação de professores e especialmente em inovações nos ambientes educacionais, para um público de 13,5 mil inscritos e 335.623 mil visualizações.
É nesta linha, pontuando a importância de se trazer táticas inovadoras para a sala de aula, que ele inicia a sua fala, adentrando num diálogo sobre a "Didática Virtual". Justino traça paralelos com o ensino presencial, ressaltando motivos para a adoção de estratégias que estimulem a proximidade com o discente, corroborando para um ambiente onde os alunos se sintam cativados a consumir o conteúdo por meio do professor produtor.
Docente no IF Goiano Campus Cristalina, prof. Justino traz reflexões sobre o papel docente e os fatores presentes em uma Didática Virtual.
Ao apresentar as possibilidades das videoaulas, o pesquisador relata a sua experiência atuando em espaços virtuais, e mostra ao público formado por professores da rede municipal de educação de Rio Verde, quais caminhos podem ser seguidos para criarem materiais audiovisuais e as suas diversas aplicações na educação. Os exemplos dados durante a sua fala dão enfoque na interação, na identificação e na afetividade para o sucesso da didática virtual, trazendo referências a debates expostos por Paulo Freire na relação docente e discente.
Mais do que propor a reflexão do tema, a oficina do prof. Justino traz em detalhes o processo de produção de uma vídeo-aula, ensinando questões pertinentes ao planejamento de produção (pré-produção, definição de objetivos, roteiro), a equipamentos, as estratégias para gravação e o processo de edição dos materiais na pós-produção.
Caso queira saber mais sobre essa ação, acesse o link abaixo e confira os dois dias de oficina no canal do Departamento de Formação, Avaliação e Pesquisa (DEFAP).
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