top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

CEAGRE finaliza a instalação de nove Estações Meteorológicas Automáticas em Rio Verde e Montividiu.

Atualizado: 11 de set. de 2023

A ação teve a participação de pesquisadores do Centro de Excelência em Agro Exponencial e o apoio de produtores rurais da região.

As estações meteorológicas automáticas (EMA) são essenciais para projetos que visam investigar as condições meteorológicas e climáticas, e os seus impactos na agricultura. Uma EMA, por exemplo, é capaz de registar uma série de dados, como precipitação, radiação solar, velocidade e direção do vento, temperatura do ar, umidade relativa e pressão atmosférica. Variáveis que são primordiais para diversas tomadas de decisão.


Os pesquisadores do CEAGRE Luan Venancio (Dr.), Fernando Cabral (MSc.), Evaldo Santos (MSc.), Lucas de Jesus (Graduando), Adinan Alves (Dr.) e Leandro Souza (MSc.), trabalharam na última semana de abril na instalação de nove estações EMA nos municípios de Rio Verde e Montividiu. A parceria com produtores rurais da região foi fundamental para concretização desta etapa do projeto, ao disponibilizarem locais em suas propriedades para alocação das estações.

Esses equipamentos irão gerar diversas informações que servirão de bases para diversos estudos de modelagem, alertas em tempo real, e dentre outros, que subsidiarão as tomadas de decisões dos agricultores e do centro.


A quantidade e a distribuição geográfica das estações foram delimitadas por meio de um estudo técnico minucioso, que considerou alguns fatores, como:


- Recomendações técnicas da Organização Meteorológica Mundial (OMM);

- As variáveis que serão mensuradas;

- Relevo e uso de cobertura da terra da região;

- Uso dos dados para interpolação;

- Viabilidade econômica.


A ação faz parte da construção de uma rede de monitoramento meteorológico para a região, que atenderá aos projetos do CEAGRE e de parceiros, proporcionando ganhos ambientais, sociais, econômicos e científicos.

40 visualizações0 comentário
bottom of page