Estudante da unidade rural usando pela primeira vez um óculos VR da estação de Realidade Virtual do CEAGRE.
EMREF Breno de Araújo Silva recebe o Ceagre Itinerante de Alfabetização Científica na Educação do Campo! A visita do projeto de extensão do núcleo de Integração foi realizada na terça-feira, 8 de outubro, com a participação de bolsistas do centro, pesquisadores do Campus Rio Verde e representantes da farmácia Planta e Vida Moporv.
A ação, que é feita semestralmente, tem o intuito de levar ciência para as escolas rurais do município de Rio Verde (GO) por meio de laboratórios modulares, estações itinerantes e protótipos de pesquisas desenvolvidas pelo CEAGRE e o IF Goiano. A EMREF Breno de Araújo é a quarta unidade atendida pelo projeto, que está em vigor desde o 1° semestre de 2023, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Rio Verde.
A profa. Patrícia Gouvêa, coordenadora de Integração, destaca que nesta edição os 320 estudantes da escola conheceram as estações itinerantes do CEAGRE de “Cultura Maker”, que envolve o uso de impressões 3D em metodologias de ensino inovadoras, e a “Agricultura em 3 Dimensões”. O bolsista Daniel Abreu, explica que o projeto consiste no uso de um óculos de realidade virtual para fins didáticos, aplicando jogos educativos e treinamentos profissionalizantes, como o simulador de pilotagem de drones.
Os alunos também tiveram a chance de conhecer os Laboratórios Itinerantes do Campus Rio Verde de: Sementes, Hidráulica e Irrigação, Ecofisiologia e Produtividade Vegetal, Agricultura Vertical, Microscopia e do Centro de Educação Rosa de Saberes. Os pesquisadores e coordenadores destes ambientes apresentaram aos estudantes um pouco do cotidiano da pesquisa, os equipamentos do dia-a-dia e as oportunidades que a vida acadêmica proporciona em suas respectivas áreas.
留言