O encontro teve o intuito de apresentar as ações do Centro de Excelência de Agricultura Exponencial e debater as possibilidades de parceria com o instituto europeu.
A recepção dos visitantes foi feita pela comitiva do CEAGRE composta por dirigentes, pesquisadores e bolsistas científicos de graduação vinculados ao IF Goiano.
A internacionalização é um processo essencial para o crescimento de uma instituição. Por meio desta modalidade de parceria, novas metodologias de formação de recursos humanos são construídas e pesquisas em conjunto são fomentadas. Em vista de estimular a relação com instituições europeias, o IF Goiano Campus Rio Verde recebeu nos dias 10 e 11 de novembro, os representantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Dr. Orlando Isidoro Afonso Rodrigues (Presidente) e o Dr. Luís Manuel Santos Pais (Vice-Presidente), para uma programação repleta de atividades de integração e aprofundamento institucional.
A agenda de sexta-feira (11) dos pesquisadores iniciou-se com uma visita ao Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE), um dos principais hubs de inovações científicas para o agro, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) em parceria com o IF Goiano. A reunião contou com as participações dos diretores do centro, membros das linhas científicas e do reitor da instituição, o Dr. Elias de Pádua. As avaliadoras da Fapeg, Eutália Franco e Flávia Aleixo Ferreira, também integraram o encontro para conhecerem as ações desenvolvidas pelo CEAGRE.
Em sua fala de abertura, o prof. Dr. Alan Carlos da Costa, diretor geral do CEAGRE e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, destaca a atuação do centro em seus dois anos de existência. No decorrer deste período, o projeto tornou-se uma referência para o centro-oeste por meio de parcerias com empresas privadas e órgãos governamentais, mantendo-se próximo de produtores rurais e da população de Rio Verde (GO) com uma sede localizada na região central da cidade.
Os pesquisadores do IPB, o Dr. Luís Manuel Santos Pais e Dr. Orlando Isidoro Afonso Rodrigues, e as avaliadoras da Fapeg, Flávia Aleixo Ferreira e Eutália Franco.
Os diretores de Prospecção e Empreendedorismo, o prof. Dr. Marconi Batista e o prof. Dr. Bruno Couto, abordam as vantagens de o CEAGRE estar inserido no município rio-verdense, considerado a capital do agronegócio goiano. Os pesquisadores afirmam que este cenário contribui para que os produtos desenvolvidos estejam alinhados com as demandas mais recentes de empresas e agricultores, promovendo uma evolução exponencial do agro de forma que a atenda a todos. Diante da exposição, o prof. Orlando Isidoro parabenizou o centro pela proximidade com o mercado privado, complementando que a iniciativa é uma evolução na captação de recursos que também tem sido implementada pelo IPB em Portugal, visando melhorias tanto no âmbito formativo como econômico.
No aspecto da formação, a profa. Dra. Suzara Maria Loures de Oliveira Marcionílio, diretora de Integração, apresenta as atividades deste núcleo. A Integração reúne cursos aplicados em diferentes áreas do agro, capacitações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde para gestores/docentes e projetos de extensão com unidades educacionais urbanas e rurais. A pesquisadora destaca que o CEAGRE se propõe a ir além da oferta de produtos tecnológicos, estimulando a alfabetização científica e a ciência para todos os níveis de ensino. Nesta linha, ela complementa que um intercâmbio de bolsistas e pesquisadores com o IFB simbolizaria um grande avanço na internacionalização dos ideais formativos do centro.
O encontro seguiu-se com um tour dos visitantes portugueses e das avaliadoras da Fapeg pela sede do centro, onde puderam conferir com mais detalhes as Estações Ciências, um projeto que reúne estruturas itinerantes para demonstração das pesquisas que o CEAGRE tem promovido em prol da sociedade.
Comments