top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

Comitivas de gestores da SECTI GO, SEAPA GO e da FAPEG visitam o CEAGRE e participam da inauguração da biofábrica do CEBIO em Rio Verde (GO)

A visita fez parte de uma iniciativa do CEAGRE e IF Goiano para a aproximação das secretarias do Governo de Goiás às ações dos centros de excelência vinculados ao instituto.

As comitivas das secretarias do Governo de Goiás e da FAPEG reunidas na sede do CEAGRE em Rio Verde (GO), com pesquisadores do centro, do CEBIO e parceiros.


No dia 06 de fevereiro (terça-feira), o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE) recebeu em sua sede o presidente da FAPEG, o prof. Fernando Marcos Arriel, e os representantes dos órgãos que fomentam o agro e a tecnologia do estado de Goiás, o secretário da SECTI GO, o pesquisador José Frederico Lyra Netto e o superintendente de  Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da SEAPA GO, João Asmar Júnior. Os gestores vieram a Rio Verde (GO) para conhecer a sede do centro e se conectar aos seus principais parceiros, com um tour de visitas pela Prefeitura de Rio Verde, IF Goiano - Campus Rio Verde e o Parque Tecnológico. Dentro dessa programação, as comitivas também participaram da inauguração da primeira biofábria do Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) no município. 


Na sede do CEAGRE, os dirigentes da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), participaram de um momento de apresentação e imersão nas  ações do centro. Nesta ocasião, os coordenadores do CEAGRE apresentaram as suas iniciativas de produção científica e tecnológica, os cursos de formação continuada que foram aplicados, como o Projeto Robotec.  E os projetos de extensão do núcleo de Integração, como o Ceagre Itinerante de Alfabetização Científica no Campo e as Estações Ciência.

O presidente da FAPEG e o secretário da SECTI GO participaram da reunião com a Prefeitura de Rio Verde, juntamente com a comitiva da SEAPA GO e do CEBIO. 


Após este momento, as comitivas participaram de um tour interativo e repleto de conexões pelos ambientes dos parceiros do CEAGRE. Essa etapa de visitas foi iniciada na Prefeitura de Rio Verde, mediada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, o empreendedor Denimárcio Borges. Em uma reunião regada a debates sobre as iniciativas do prefeito Paulo do Vale em diferentes linhas para a cidade, o presidente da FAPEG e os secretários do Governo de Goiás, viram os dados do crescimento do município na educação, saúde, tecnologia e segurança.


A segunda parada do tour levou os visitantes para o IF Goiano - Campus Rio Verde. Lá, eles foram apresentados ao Complexo de Laboratórios de Biotecnologia Vegetal comandado pelo prof. Fabiano Guimarães, diretor do campus. E, ao Laboratório de Ecofisiologia e Produtividade Vegetal, coordenado pelo prof. Alan Carlos da Costa, diretor geral do CEAGRE e Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano. Estes dois espaços representaram a qualidade da infraestrutura de pesquisa do Campus Rio Verde, que conta com aproximadamente 80 laboratórios em diversas áreas do conhecimento, munidos com equipamentos de excelência e pesquisadores brilhantes. 


A inauguração da primeira biofábrica do CEBIO em Rio Verde contou com a participação dos visitantes e pesquisadores vinculados aos centros de excelência. 


Por fim, os gestores e superintendentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Parque Tecnológico de Rio Verde, projeto do IF Goiano em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, e que é dirigido pelo pesquisador Tiago Paim. Além de serem apresentados ao local, os visitantes participaram da cerimônia de inauguração da primeira biofábrica do CEBIO em Rio Verde, que será usada para produção de pesquisas sobre bioinsumos e aulas práticas da especialização oferecida pelo centro. O novo ambiente de inovação foi apresentado pelo prof. Edson Souchie, coordenador da unidade e pelo diretor geral do CEBIO, o prof. Alexandre Igor.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page