top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

Conheça as linhas de pesquisa do CEAGRE e suas funções

Você conhece o Ceagre? As linhas de pesquisa do Ceagre (Centro de Excelência em Agricultura Exponencial) são pilares no que se diz questão ao desenvolvimento do agro. Sem estes campos do conhecimento e competências científicas, não se tem o desenvolvimento de novas tecnologias úteis para o campo.


As nossas linhas de pesquisa são: Análises e plataformas digitais unificadas; Automação e Mecanização; Manejos de Altas Produtividades; Metabolismo de Plantas e Agricultura Vertical e Macro Gestão de Dados. Elas são organizadas de forma lógica e coerente, separadas por suas necessidades, mas com campos de conhecimento integrados.


As linhas de pesquisa incluem o desenvolvimento de aplicativos e sistemas para aumentar a produtividade agrícola, a automação usando tecnologias como a inteligência artificial e a IoT, melhorias em vários aspectos da agricultura e pesquisa em fisiologia vegetal, agricultura vertical e gestão de dados agrícolas.


Manejo de altas produtividades

Uso de IoT (Internet das Coisas) para reduzir perdas e aumentar produtividade envolvendo limitantes da fitossanidade, fertilidade, fitotecnia, irrigação, pós-colheita e climatologia.


Metabolismo de plantas e agricultura vertical

Desenvolvimento de sensores para avaliar fisiologia de plantas e estresse ambiental, IoT para melhoramento vegetal, propagação de plantas, biotecnologia, desenvolvimento de hardware com sensores e placas específicas.


Análises e plataformas digitais unificadas

Linha de pesquisa com profundo uso da Ciência da Computação, envolvendo Blockchain, gestão de big data, inteligência artificial, desenvolvimento e melhorias em hardware e software para redes IoT.


Automação e mecanização

Agricultura de precisão, robótica, sensoriamento remoto, veículos autônomos e implementos.


Macrogestão de dados

É a linha de pesquisa que lida com o mercado financeiro e a sociedade, por meio de projeção de preços, clima, estratégias e desenvolvimento de sistemas de gestão de informações agronômicas.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page