top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

Pesquisadores do CEAGRE visitam a Feira Internacional da Irrigação Brasil (FiiB) e o CONIRD

Atualizado: 11 de set. de 2023

Sediados em Campinas SP, os eventos ofertaram palestras, mesas redondas e minicursos, reunindo mais de 100 empresas expositoras que são destaque nos setores de drenagem e irrigação.

A Feira Internacional de Irrigação do Brasil (FiiB) é considerada um dos eventos mais relevantes do setor no país, apresentando anualmente as novidades tecnológicas em irrigação para agricultura, paisagismo e campos esportivos por meio de palestras, minicursos, mesas redondas e a participação de empresas que são destaque no ramo como expositoras. A edição de 2022 ocorreu do dia 16 a 18 de agosto, na cidade de Campinas (SP), juntamente com o Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) organizado pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), possibilitando uma imersão dupla do público nas temáticas em questão.


A programação da FiiB propiciou debates sobre diferentes assuntos conectados ao setor de irrigação, tais como: Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Econômico com o Dr. Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima (Secretário do Agronegócio do Governo do Estado do Ceará), Recursos Hídricos e Agricultura Irrigada com o Dr. Lineu Rodrigues (Pesquisador da Embrapa Cerrados), que também esteve presente como palestrante no 1° Ceagre Agro Experience, e Demandas e Potencial do Setor de Irrigação com o empreendedor Antônio Alfredo Teixeira Mendes (Diretor da NaanDanJain Brasil, empresa especializada em soluções para sistemas de irrigação).


Os pesquisadores do CEAGRE (Centro de Excelência em Agricultura Exponencial), o Dr. Luan Peroni Venancio (Líder Científico da linha de Manejo de Altas Produtividades), o Dr. Marconi Batista (Diretor de Prospecção) e o Msc. Fernando Cabral Filho, participaram dos eventos como visitantes para manterem-se alinhados às principais inovações e discussões sobre irrigação e drenagem, além, de representarem o CEAGRE no contato com as empresas e os profissionais que estiveram presentes durante os três dias de evento.


“Mais de 50 empresas foram contactadas para entendermos as evoluções tecnológicas que o mercado de irrigação tem passado”, frisou Luan, “Aproveitamos as oportunidades, também, para apresentar o CEAGRE e as suas ações aos gestores e colaboradores das empresas”. O pesquisador destaca que as organizações visitadas demonstraram interesse em saber mais sobre as linhas de atuação do centro e o seu trabalho no desenvolvimento de tecnologias exponenciais aplicadas a agricultura e a agropecuária.

Para exemplificar a experiência na prospecção de conexões com essas empresas e profissionais relevantes para os setores de irrigação e drenagem, o prof. Marconi destaca, “A empresa Nortel, por exemplo, tem um projeto com iluminação em pivô central, o que gerou uma possibilidade de interação mais aprofundada com o Ednei Kupper – Diretor de Novos Negócios e Produtos, para um futuro contato com a Spectral Int., startup incubada dentro do CEAGRE”. Focada no desenvolvimento de produtos e projetos de iluminação indoor, com pesquisas aplicadas a manejos de agricultura vertical e semelhantes, a Spectral Int. é uma das muitas iniciativas do centro no que tange o fomento à criação de startups.


A aproximação com representantes de instituições do mercado irrigação também foi um dos frutos da presença dos pesquisadores no evento. “Tivemos a oportunidade de conversar e apresentar o centro para o Dr. Everardo Mantovani, professor da UFV e presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem”, destaca o pesquisador Fernando Cabral, que complementou a sua fala mencionando a interação que tiveram com Ricardo Grava, Diretor geral da INOVAGRI Centro Oeste, um instituto sem fins lucrativos focado na produção de pesquisas e produtos tecnológicos aplicados a agricultura.

Além da participação nos eventos, os pesquisadores do CEAGRE aproveitaram a visita ao estado de São de Paulo para conhecer a AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação do agronegócio a nível mundial, localizado no Parque Tecnológico de Piracicaba (SP).


A organização atua por meio de uma nova dinâmica de inovação no agro, descrita como “aberta, em rede, colaborativa e ágil”, fomentando novas tecnologias e estimulando o surgimento de profissionais inovadores e empreendedores para o campo. Durante a visita os representantes tiveram contato com José Tomé, CEO do hub. Em conversa, José destacou como positiva a atuação do CEAGRE, abordando como o centro pode impulsionar a captação de empresas e startups para o agro. Atualmente, o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial conta com 3 startups incubadas, atuantes em segmentos diferentes do agronegócio, sendo elas: IACoffe, Spectral Int e a ONPeixes.

68 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page