top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

Presidente da Fapeg visita a sede do CEAGRE durante a sua agenda para o 12° SEMAPÓS e 11° CPPG.

Atualizado: 11 de set. de 2023

A comitiva de gestores e pesquisadores do centro apresentaram a nova estrutura da sede e os últimos avanços dos projetos em desenvolvimento em parceria com empresas e instituições.

A visita do Dr. Robson Domingos contou com a participação de pesquisadores visitantes do Mapa e representantes discentes de um projeto em parceria com o CEPI Maria Ribeiro.


O IF Goiano Campus Rio Verde sediou de 29 de novembro a 02 de dezembro, o 12° Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-graduação, o 11° Congresso de Pesquisa e Pós-graduação e a 4ª Maratona de Inovação da Diretoria de Extensão. A programação dos três eventos proporcionou uma semana de imersão em ações de fomento da pesquisa, da extensão e da pós-graduação do instituto, inserindo discentes, docentes e pesquisadores em temas essências para o crescimento destes segmentos. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, o Dr. Robson Domingos Vieira, foi uma das atrações principais da abertura, com a palestra “"Pesquisa e Inovação: Ações estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do estado de Goiás".


A fala do prof. Robson Domingos trouxe um panorama das ações da Fapeg para a estruturação de uma cultura intensa de fomento à pesquisa e produção tecnológica em pontos estratégicos do estado de Goiás, visando atingir cidades e regiões além da capital. A cidade de Rio Verde (GO) está entre estes locais, e desde o estreitamento da parceria com o IF Goiano e a prefeitura municipal rio-verdense, tem recebido investimento em diferentes frentes. Em sua fala, o prof. Robson faz destaque para a criação dos Centros de Excelência, que são projetos em parceria com instituições de ensino e pesquisa, responsáveis pela produção de produtos tecnológicos e trabalhos aplicados em áreas especificas.


Durante a sua palestra, o presidente da Fapeg também destaca as ações da fundação para o fomento do jornalismo científico.


O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE), gerenciado por pesquisadores vinculados ao IF Goiano, exemplifica esta missão da Fapeg em proporcionar o desenvolvimento científico de maneira democrática e acessível para toda a sociedade. Com aproximadamente dois anos de existência, o CEAGRE tem uma trajetória de crescimento exponencial, tornando-se uma referência em pesquisa aplicada aos contextos da agricultura e da agropecuária. Uma das conquistas deste período foi a estruturação da sua sede na região central de Rio Verde (GO), graças ao apoio da prefeitura na figura do seu Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, o empreendedor Denimarcio Borges.


Aproveitando a agenda do prof. Robson Domingos na cidade, a comitiva de gestores e pesquisadores do CEAGRE, o levaram em um tour pela nova sede do centro. Desde a última visita do presidente da Fapeg, o espaço foi renovado com uma plotagem que traduz os seus ideais de inovação tecnológica no agro, trazendo um destaque estratégico ao projeto. A proximidade com a população rio-verdense e as empresas do agronegócio são diferenciais que têm possibilitado o fomento de novas pesquisas e parcerias fundamentais para o crescimento do centro na região.


Durante a visita, o prof. Robson pôde conferir os últimos avanços dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores e bolsistas do centro. A iniciativa Estações Ciências, foi uma destas ações. O projeto consiste em apresentar as pesquisas do CEAGRE de forma interativa e de fácil compreensão, por meio de uma estação experimental itinerante. A sede, atualmente, conta com 13 estações em desenvolvimento que ficam expostas no hall de entrada. As temáticas divergem para cada estação, incluindo demonstrações de projetos como: a plataforma IA Coffee, o sistema de reconhecimento de objetos e pessoas, a estação de agricultura vertical, o manejo do plantio direto e entre outras.

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page