1° Fórum Agroclimático de Rio Verde reúne produtores rurais, empresas e pesquisadores
- CEAGRE

- 23 de set.
- 2 min de leitura
O evento foi organizado pelo Ceagre em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Rio Verde e o Senar Goiás.

Legenda: Gestores de instituições e órgãos parceiros do Ceagre e IF Goiano reunidos para a abertura do fórum.
Na quinta-feira, 11 de setembro, o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial realizou o 1° Fórum Agroclimático de Rio Verde em sua sede. O evento inédito é uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as instituições do Sistema Faeg, com destaque para o Senar Goiás. A iniciativa reuniu produtores rurais, pesquisadores e empresas do agro, com um cronograma focado em debater as perspectivas de alguns setores para a safra 2025/26.
A solenidade de abertura teve a participação de gestores do IF Goiano, da Prefeitura de Rio Verde e do Sistema Faeg. O prof. Alan Carlos da Costa, diretor geral do CEAGRE, destacou em sua fala a importância deste ecossistema de unidades parceiras, que atuam no desenvolvimento de projetos sustentáveis para o fortalecimento do agronegócio em Goiás.
A primeira palestra foi ministrada pelo prof. Angel Dominguez Chovert, pesquisador do CEAGRE e do Cempa-Cerrado. O docente da UFG falou sobre o funcionamento do SIAG (Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste de Goiás) e as suas perspectivas para o clima durante a safra de 2025/26. De acordo com Angel, apesar da preocupação com as mudanças climáticas, espera-se um período de chuvas entre outubro e dezembro, favorecendo o plantio de culturas essenciais para a região, como a soja.
Para debater as oportunidades de negócios deste período para as empresas do agro e os produtores rurais, o fórum recebeu o Leonardo Machado, gerente técnico do IFAG e instrutor de negociações do Senar Goiás. Em sua fala, ele detalhou as projeções comerciais de alguns setores, abordando as expectativas do pequeno ao grande produtor para os mercados de grãos e de hortaliças.
O representante do BB Seguros, Edvan de Almeida, integrou o painel de convidados do evento com uma palestra focada nas oportunidades de crédito rural do Banco do Brasil. A instituição financeira tem apoiado agricultores de diferentes níveis de produção, garantindo o crescimento econômico de cadeias produtivas consolidadas e da agricultura familiar.



Comentários