Ceagre apresenta projetos sustentáveis no 1° Congresso Goiano de Mudanças Climáticas
- CEAGRE

- 17 de out.
- 2 min de leitura
O evento foi realizado de 08 a 10 de setembro, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em Goiânia.

Legenda: Prof. Leandro Rodrigues, diretor científico do CEAGRE e pesquisador do IF Goiano, participou da mesa redonda "Riscos e Oportunidades para o Setor Produtivo”
No dia 09 de setembro o prof. Leandro Rodrigues, diretor científico do CEAGRE e pesquisador do IF Goiano, participou da mesa redonda "Riscos e Oportunidades para o Setor Produtivo”. O painel foi uma das atrações da vasta programação do 1° Congresso Goiano de Mudanças Climáticas, realizado de 08 a 10 de setembro, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O evento foi sediado no auditório da Área IV da PUC Goiás, em Goiânia. Além de palestras e mesas redondas, o congresso ofertou mini cursos, oficinas, exposições de trabalhos e um hackathon com foco no clima. Com a participação de instituições de ensino, empresas, órgãos governamentais e entidades internacionais, a iniciativa inédita promoveu a integração de diferentes setores da sociedade.
Em sua participação no painel, Leandro apresentou para o público os projetos do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial no âmbito da sustentabilidade, como o “Goiás Verde”. O projeto está sendo desenvolvido em parceria pelo CEAGRE e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O seu objetivo é produzir tecnologias sustentáveis para o campo e pesquisas sobre o carbono, visando a estruturação de um mercado de créditos para produtores rurais.
Em fase de coleta e organização de dados, o “Goiás Verde” têm mobilizado equipes de pesquisadores do IF Goiano - Campus Rio Verde em diferentes áreas, como agronomia, zootecnia e programação. Em sua fala, Leandro abordou a importância deste trabalho integrado, que visa solucionar diferentes desafios vivenciados pelos agricultores no campo. Ele também reforça a relevância do apoio governamental para o sucesso do projeto, destacando a Secti Goiás e a FAPEG.
Além do pesquisador, participaram da mesa redonda: Aurélio Resende, líder de projetos da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sic), Monica de Los Rios, diretora executiva do instituto Earth Innovation Institute, e Guilherme Ponce, gestor de divulgação nas Américas da organização global CPD.



Comentários