top of page
Buscar
Foto do escritorCEAGRE

CEAGRE participa da FICOMEX 2024 e prospecta parcerias internacionais

O evento promoveu a integração dos estados do Consórcio do Brasil Central com embaixadas, empresas, órgãos governamentais e fundações de comércio exterior.

Pesquisador da área de Ciência da Computação do CEAGRE, o bolsista Daniel Abreu, explica o funcionamento da IA Germinação.


Nos dias 28 e 29 de agosto, o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial participou da  Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX), organizada  pela Federação das Associações (Faciest), com co-realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), e o Governo de Goiás. Sediado no Centro de Convenções de Goiânia, o evento reuniu as principais lideranças internacionais em comércio e exportação, os estados do Consórcio do Brasil Central (BrC) e 40 países, com uma área de stands com 170 expositores, integrando empresas, associações comerciais, embaixadas e startups.


Estima-se que a feira tenha movimentado um público de 15 mil pessoas, fomentando negócios e parcerias que podem atingir a cifra de R$ 500 milhões nos próximos meses. A sua programação diversificada contou com 13 workshops em temas como: gestão, internacionalização, marketing, comércio exterior, mercado digital e inovação comercial. A FICOMEX 2024 também ofertou 35 palestras, que foram distribuídas entre o Teatro Vermelho, a Arena 360° BSB e o palco das Embaixadas. O espaço inovador sediou as apresentações de 40 comitivas internacionais, câmaras de comércio exterior e outras entidades.


Na zona de expositores, que concentrou grande movimentação de participantes na feira, o CEAGRE dividiu o stand do IF Goiano com o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO), outra unidade de pesquisa agrícola coordenada pelo instituto. Os centros são fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), e contam com o apoio da SECTI Go e da SEAPA Go. Durante a FICOMEX 2024, os seus pesquisadores e gestores apresentaram os projetos que estão sendo desenvolvidos para otimizar o agro, proporcionando o crescimento econômico de diversos segmentos desta cadeia de maneira sustentável. 


Prof. Alexandre Igor, diretor Geral do CEBIO, a diplomata Beatrice Kinyua da Embaixada do Quênia, e o prof. Leandro Rodrigues, diretor Científico do CEAGRE.


As grandes atrações do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial foram os protótipos de suas tecnologias agrícolas de automação e mecanização, como o Rover Autônomo, um veículo controlado remotamente ou por programação pré-definida, que será usado para realizar tarefas como coleta de solo, monitoramento de cultivo e identificação de pragas. A IA Germinação, uma estação de monitoramento para cultivo indoor, estruturada com uma câmera e sensores de identificação por imagem, que coletam dados pertinentes ao crescimento inicial do plantio em ambiente protegido. As suas informações alimentam estudos e contribuem para a tomada de decisões assertivas no manejo. 


O diretor científico do CEAGRE, o prof. Leandro Rodrigues, destacou a pluralidade de iniciativas dos Centros de Excelência do IF Goiano, que além de atuarem na produção tecnológica, preocupam-se com a formação de recursos humanos. Em sua fala, o gestor aponta que a FICOMEX 2024 permitiu a difusão desta variedade de ações a nível internacional, conectando a instituição e as suas unidades a potenciais parceiros, como entidades governamentais, associações comerciais, embaixadas e empresas globais.


Créditos: Ícaro Lunas, jornalista do CEAGRE.


Comentários


bottom of page