Ceagre realiza a aula inaugural do Curso Básico de Pilotagem de Drones
- CEAGRE

- 22 de set.
- 2 min de leitura
O evento marca o início das novas turmas da formação gratuita ofertada pelo Programa Qualifica Rio Verde.

Legenda: Palestrante da aula inaugural, o Dr. Thomas Jefferson, e colaborador da empresa Prisma Inteligência Agronômica.
Na sexta-feira, 19 de setembro, o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial iniciou a nova edição do Curso Básico de Pilotagem de Drones com a aula inaugural. O evento foi realizado em sua sede, a partir das 19h, reunindo os participantes que vão integrar as turmas do segundo semestre, gestores do IF Goiano e representantes da prefeitura.
A formação gratuita é ofertada pelo núcleo de Integração do CEAGRE em parceria com o programa “Qualifica Rio Verde”, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável. A solenidade de abertura do evento foi um momento de boas-vindas, com apresentações de diretores deste ecossistema e uma introdução aos conteúdos que serão ensinados no decorrer do curso.
O prof. Daniel Noe Coaguilla Nuñez, pesquisador do centro e instrutor do Senar Goiás, falou com os estudantes sobre as etapas da capacitação. Ele destacou que o curso traz um aprofundamento na legislação dos drones e na sua história, preparando os estudantes em temas como: segurança e manutenção. Com o embasamento teórico, eles terão a oportunidade de fazer voos no simulador e na área de testes do CEAGRE, praticando manobras comuns no dia-a-dia da agricultura e de outros setores.
Para dar o pontapé nesta jornada de formação com uma palestra inovadora, o CEAGRE convidou o Dr. Thomas Jefferson Cavalcante, gerente de Agronomia e Geoprocessamento da Prisma Inteligência Agronômica. O egresso do IF Goiano - Campus Rio Verde falou sobre o tema “Agricultura Digital para Grandes Culturas”, abordando as vantagens do uso de drones e de outros recursos tecnológicos no campo.
Thomas trouxe um panorama detalhado sobre a utilização de veículos aéreos não-tripulados no agro, focando na sua experiência com pesquisas e projetos de mapeamento de lavouras. Ele abordou de forma didática como funcionam os diferentes tipos de câmeras integrados aos drones, destacando as suas funcionalidades para o produtor rural. As câmeras RBG, por exemplo, são ideais para mapeamentos 3D e contagem de animais, enquanto as lentes multiespectrais conseguem analisar a saúde das plantas.



Comentários