CEAGRE recebe visita da Secti Goiás em sua sede
- CEAGRE

- 13 de ago.
- 2 min de leitura
A comitiva da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação foi liderada pelo secretário José Frederico Lyra Netto.

Pesquisadores e gestores de unidades do ecossistema do IF Goiano reunidos com a comitiva da Secti Goiás e representantes da Prefeitura de Rio Verde.
Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o CEAGRE recebeu a visita do José Frederico Lyra Netto, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. O gestor e a comitiva da Secti reuniram-se na sede do centro com pesquisadores e diretores de unidades vinculadas ao IF Goiano, como o Campus Rio Verde, o Polo de Inovação Embrapii e o Centro de Excelência em Bioinsumos.
A Secti é uma parceira de longa data do Instituto Federal Goiano e o seu ecossistema, com um portfólio de projetos que inclui formações gratuitas e tecnologias para o agronegócio. O encontro teve o intuito de aproximar a secretaria dessas ações e de outras iniciativas dessas unidades, apresentando os resultados que foram conquistados nos últimos anos e as perspectivas para o futuro. O prof. Alan Carlos da Costa, diretor geral do CEAGRE e pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação do instituto, apresentou os avanços do Goiás Verde, um projeto em parceria com a Secti Goiás para o desenvolvimento de inovações e tecnologias sustentáveis focadas no carbono.

José Frederico, secretário da Secti Goiás, e o prefeito de Rio Verde, Wellignton Carrijo, debatem os próximos caminhos da parceria entre município e o estado.
O prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, participou deste bate-papo com a sua comitiva. Em sua fala, o gestor valorizou o apoio do estado e o trabalho do CEAGRE em conjunto com o município. Atualmente, o centro e o IF Goiano possuem cerca de 110 projetos vinculados a diferentes secretarias da Prefeitura, reunindo ações no âmbito da educação, da agricultura e do meio-ambiente. A Central de Monitoramento de Multiprodutos, alocada na sede do centro, é um fruto deste trabalho colaborativo.
O espaço inovador atende as demandas de diversos projetos do CEAGRE e do IF Goiano, como o SIAG (Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste do Estado de Goiás). A central também desempenha um papel importante para o controle de incêndios na região, fornecendo dados e informações para o Corpo de Bombeiros e a Brigada Aérea focada na zona rural. A central é gerida pela Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e o CEAGRE, com participação do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado.



Comentários