top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEAGRE

IF Goiano e Mapa firmam protocolo para inovação agropecuária no 1° Ceagre Agro Experience

Documento foi apresentado durante o evento, em Rio Verde (GO), com presença de representantes de ambas as instituições e dos gestores do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial.

Na tarde da terça-feira, 09 de agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) firmaram um protocolo de intenções para fomento da cultura de inovação em Goiás. O ato ocorreu durante a programação da primeira edição do Ceagre Agro Experience, em Rio Verde (GO), com participação de representantes da Coordenação de Inovação Aberta do Mapa, e do IF Goiano.


Segundo disposto no próprio protocolo, seu objetivo é o de fomentar a cultura de inovação no estado “em prol do desenvolvimento estratégico da competitividade de empresas em âmbito regional”. O texto traz ainda os objetivos de estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, visando “o surgimento de novos negócios voltados à agropecuária brasileira”.


Pelo termo, as partes se comprometem em compartilhar informações, dentro dos limites da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), publicando suas iniciativas e mantendo atualizado um banco de dados em comum. São elencados 11 objetivos específicos, entre eles o de oferta de serviços tecnológicos por meio de infraestrutura de inovação aplicada e de colaboração para transferência de tecnologia e inovação para fins de aumento da competitividade do setor de agronegócio e do processo de internacionalização.

Além dos objetivos, o protocolo de intenções prevê a criação de um Comitê Gestor Regional para Inovação Agropecuária, que deverá ser composto por instituições públicas e privadas, tais como instituições de ensino e pesquisa, organizações do setor rural e de outras representativas da área de inovação. O referido comitê será responsável por promover um diagnóstico regional de inovação e, posteriormente, elaborar o denominado Plano de Ação Regional para Inovação Agropecuária, que trará metas para criação e consolidação de um ecossistema regional de inovação.


O protocolo de intenções não envolve a transferência de recursos financeiros, e terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogado por igual período, caso haja interesse por parte das partes envolvidas. A publicação será realizada no Diário Oficial da União, no prazo de 20 dias após a assinatura do termo pelas entidades.


Autoria: Tiago Gebrim, jornalista do IF Goiano Campus Ceres.

Comments


bottom of page