Sede do CEAGRE recebe treinamento da Defesa Civil do Estado de Goiás
- CEAGRE
- 21 de ago.
- 2 min de leitura
O evento reuniu membros do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, gestores da Prefeitura e pesquisadores do IF Goiano.

Legenda: Capitão Jonathan Alves, chefe do Departamento de Controle de Riscos da Defesa Civil do Estado de Goiás.
Na sexta-feira, 15 de agosto, a sede do CEAGRE sediou um treinamento de “Serviços de Monitoramento e Alerta” da Defesa Civil do Estado de Goiás. A palestra foi ministrada pelo capitão Jonathan Alves, chefe do Departamento de Controle de Riscos do órgão estadual. O evento reuniu membros do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, gestores da Prefeitura e pesquisadores do IF Goiano.
A capacitação é uma iniciativa do centro em parceria com a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SEMMA-RV), que visa a integração de novas ferramentas no cotidiano dos bombeiros e nas ações da Central de Monitoramento de Multiprodutos. Inaugurado em maio de 2025, o espaço inovador atende as demandas do projeto SIAG (Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste de Goiás) e do Goiás Verde: Inovações Tecnológicas para o Carbono.

Legenda: Corpo de Bombeiros de Rio Verde reunido na sede do CEAGRE com pesquisadores e representantes da Defesa Civil do Estado de Goiás.
Em sua palestra no CEAGRE, Jonathan apresentou os serviços que a Defesa Civil utiliza para realizar o monitoramento de diferentes contextos, como incêndios, desastres naturais e mudanças climáticas. Em fala, o gestor destaca o papel destes sistemas digitais na coleta de dados em campo e na difusão dessas informações para a sociedade, garantindo uma comunicação com credibilidade e assertividade.
No decorrer do treinamento, o palestrante explica as estratégias que o órgão utiliza para a entrega de informes para a população. Além do trabalho realizado em redes sociais e nos canais oficiais, Goiás possui um sistema de alertas por SMS que exige cadastro. Para ampliar esse alcance, Jonathan diz que o estado e o país estão avançando na adoção de novas tecnologias, como o uso do sistema “Defesa Civil Alerta”, que permite o envio de avisos em massa para todos os aparelhos em áreas de risco.
Comentários